Quem está On line

Temos 104 visitantes e Nenhum membro online

Mastiff Inglês - A velha discussão sobre peso x harmonia

Published in Artigos Mastiffs At June 20, 2018 By Marcelo Assad, 288 Views

Lead image

Na foto ao Lado o Mastiff Ingles Giga, com 120 kg em harmonia 

A velha discussão sobre peso x harmonia

Ao longo de nossa vida cinófila, não foram poucas vezes que fomos procurados por clientes querendo um filhote “ que fique com 110 kg e muito cabeçudo” .
O que sempre respondemos a eles é que o mastiff tem a obrigação de ser grande, ossudo e pesado.
Se ele puder ter 100, 110, 120 kg ou mais, sem problema, desde que esse peso esteja em harmonia com a estrutura .
Um cão, é como um projeto de engenharia, pra que funcione adequadamente, pra cumprir a função a qual a raça foi projetada.
Proporções entre ossos, membros, angulações, aprumos, cabeça e focinho, tipo de mordedura, cor dos olhos, tamanho de cauda, tipo de pelo cores, temperamento e muitos outros quesitos, são importantíssimos para a saúde e a qualidade de vida do cão.

Quando pensamos num mastiff muito pesado, a primeira coisa a se perguntar é se a estrutura dele suporta aquele peso, sem danos à sua vida, suas funções ; é o mesmo que dizer que aquele peso, está num cão em exata proporção com a estrutura dele, nem deixando-o gordo, nem magro.
Em nossa experiência, mastiffs saudáveis machos tem a MÉDIA de peso de 95 kg e as fêmeas 83 kg.
Já tivemos e temos exemplares ( machos)que HARMONICAMENTE pesaram de 118 a 125 kg mas não é usual.
Entretanto, vemos muitos criadores prometendo filhotes que segundo eles chegarão a esse peso, quando na verdade a única forma disso acontecer, é tornar o animal obeso e sem saúde.
Um cão com 100 kg que se movimente bem, execute sua função, seja saudável, já é por si só uma beleza da natureza e uma grande alegria de se ver.
Raças gigantes muitas vezes são procuradas por pessoas que na verdade, precisavam primeiramente de tratamento psicológico, pra resolver distúrbios de problemas mal resolvidos e que tentam compensar nos animais, como se isso os tornassem (as pessoas) superiores ou melhores.
É de responsabilidade do criador, identificar esse tipo de cliente e não vender o cão a ele, sob pena de ver o animal sofrendo posteriormente.
Quando você for procurar um Mastiff pra sua casa, procure ver antes o tipo e a estrutura criados no canil, a longevidade dos cães que lá existem, se eles são capazes de se movimentar e agir com alcance, suavidade e fluência.
Não se impressione pelos monstrengos pesados, sem equilíbrio entre peso x altura, vc verá que as chances de terem uma vida mais curta e menos saudável é grade.
Não se esqueça:
O cão faz parte de sua família. Quando ele adoece , sua família sofre junto.


Did you find this helpful?
6
0


Be the first to comment!


Select your Language